sexta-feira, 4 de maio de 2012

Linguagem do Leste Europeu


  • Linguagem do Leste Europeu
 
 A maioria dos (13) estados considerados normalmente como integrantes do Leste Europeu tem como língua oficial uma das línguas eslavas. Os 10 estados do Leste Europeu que não têm como língua oficial uma das línguas eslavas são os seguintes: a Estónia e a Hungria (onde se falam línguas urálicas), a Lituânia e a Letónia (onde se falam línguas bálticas), a Moldávia e a Roménia (onde se falam línguas latinas), o Azerbaijão (onde se fala uma língua turcomana) e a Albânia (onde se fala uma língua ilírica, um ramo isolado indo-europeu). Na Armênia e na Geórgia se falam línguas caucasianas (que são indo-europeias) de ramos distintos.
Apenas cinco países do Leste Europeu (Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Bulgária e a República da Macedónia) utilizam exclusivamente alfabeto cirílico. Outros quatro (Azerbaijão, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro) utilizam dois alfabetos - cirílico e latino - concomitantemente. Já a Geórgia e a Arménia usam os seus próprios alfabetos. Todos os outros utlizam exclusivamente alfabeto latino.
No Leste Europeu existe uma grande heterogeneidade religiosa. O Catolicismo a é religião predominante na Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Croácia e Lituânia. O Cristianismo ortodoxo predomina na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Bulgária, Sérvia, Montenegro, República da Macedónia e Geórgia. O Protestantismo predomina na Estónia e Letónia. Já o Islão predomina na Bósnia e Herzegovina, Albânia e Azerbaijão.

  • Significado das palavras

- Línguas eslavas: são um grupo de línguas indo-européias com cerca de 430 milhões de falantes, principalmente no Leste Europeu.

- Línguas urálicas: constituem uma família de línguas com aproximadamente 30 diferentes idiomas falados por cerca de 20 milhões de pessoas. Compreende o ramo das línguas úgricas, fino-permianas e o grupo dos idiomas samoiedos. As três línguas com maior número de falantes do grupo são: estoniano, finlandês e húngaro, contando ainda com os lapãos e os samoiedos.

- Línguas turcomana: As línguas turcomanas ou turcas, também ditas túrquicas, túrcicas, ou ainda turco-tártaras, formam um ramo da família de línguas altaicas, totalizando cerca de trinta idiomas, falados do Leste Europeu até a parte mais ocidental da China e norte da Sibéria, com cerca de 140 milhões de falantes nativos

-Línguas altaicas: A família das línguas altaicas é uma família linguística ainda mal-atestada, incluindo 60 idiomas e falada por cerca de 250 milhões de habitantes, concentrados na Ásia Central.

- Heterogeneidade religiosa: Diversidade.

Postado por: Fernanda Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário