segunda-feira, 2 de julho de 2012

Conflitos na Zâmbia

           Conflito na Zâmbia


Os bispos da África Oriental, reconhecendo não ter meios para resolver os conflitos em alguns dos países da região, afirmam, porém, a vontade da Igreja em continuar a ser uma voz profética e comprometem-se a trabalhar para a reconciliação.

Os bispos da Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (AMECEA), que reúne a Eritreia, Etiópia, Malawi, Quénia, Tanzânia, Sudão, Uganda, Zâmbia e ainda do Jibuti e Somália, estiveram reunidos em Lusaca, na Zâmbia, entre os dias 27 de Junho e 7 de Julho para reflectirem e discutirem a presente situação dos seus países sob o tema «Reconciliação através da Justiça e Paz».

No comunicado final, os bispos dizem-se preocupados com a situação no Darfur, no Norte do Uganda, no Quénia, mas também com as recentes tensões entre o Jibuti e a Eritreia, a crise na Somália e preocupante situação no Zimbabué.

Embora a Igreja não tenha os meios necessários para a resolução destes conflitos, ela, no entanto, «deve continuar a ser profética, isto é, um agente de justiça, perdão e reconciliação», refere o documento. Os bispos acreditam que a «reconciliação deve estar no centro da actividade da Igreja e deve partir do coração de cada pessoa».

 

Postado por;Andrieli de Oliveira Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário